Quem somos

A VebaBox é uma solução inovadora que converte a sua carrinha “seca” (sem frio) num veículo frigorífico.

Gostaria de receber mais informações ou um orçamento sem compromisso? Consulte o nosso configurador que lhe permite configurar a VebaBox para o seu veículo e receber um orçamento sem compromisso.

VebaBox

Operamos em Espanha e Portugal há vários anos e temos mais de 30 anos de experiência nos Países Baixos.

A VebaBox foi fundada há 30 anos e está ativa há vários anos em Espanha e Portugal, onde agora também tem uma rede de oficinas parceiras para instalação e assistência. De seguida, encontrará uma cronologia da empresa VebaBox.

1993-1997 1998 -1999 2000-2003 2004 2005 2006-2010 2010-2014 2015 2015-2020 2021-2023

Fundação da Veba com o nome Veba MediTemp. A referência a Medi deve-se ao facto de, nos primeiros tempos, as soluções de temperatura controlada terem sido desenvolvidas e construídas principalmente para aplicações médicas. Estas incluem pequenos dispositivos de transporte para órgãos, sangue e medicamentos de alta qualidade. Além disso, são produzidos em série dispositivos para o controlo da temperatura de fluidos de diálise e de fluidos de infusão. Aqui, o foco está na fiabilidade, precisão e estabilidade da temperatura. Nestes anos, os dispositivos já estavam equipados com os primeiros equipamentos de localização e rastreio e dispositivos de alarme e registo. Isto era único na altura.

Os clientes de topo de gama são adicionados aos quais é desenvolvido e fabricado equipamento de transporte especial. Exemplos disso são: Caixas de refrigeração para o transporte de sangue para as forças armadas, validadas de acordo com a norma militar “Stanag 2895” para condições climatéricas extremas. Contentores de sangue da Cruz Vermelha para o arrefecimento controlado do sangue e o transporte de sangue a partir de um ponto de recolha. Também colaborámos no desenvolvimento do arrefecimento do Tender de Cerveja Heineken.

Um dos maiores desafios técnicos da Veba foi sempre o de desenvolver um sistema de refrigeração que pudesse arrefecer o maior volume possível a baixa tensão (12V num veículo). Isto tornaria possível competir com os fabricantes de veículos refrigerados. Afinal, um sistema de refrigeração de 12V significaria que não seria necessário qualquer acoplamento mecânico com o motor do veículo e, mais importante ainda, que o sistema de refrigeração (ou câmara frigorífica) poderia ser facilmente transferido para outro veículo. Uma caraterística adicional que não deve ser subestimada é a possibilidade de ter refrigeração disponível mesmo quando o veículo está parado e um controlo muito preciso. Precisamente devido a estas características, a Veba foi contratada em 2003 para equipar 12 carrinhas VW Transporter com caixas frigoríficas para um laboratório de água, a fim de substituir a sua antiga frota de 12 carrinhas frigoríficas. Este foi o início de um novo produto num mercado existente: “uma grande caixa frigorífica amovível com alimentação eléctrica de 12 volts para substituir uma carrinha frigorífica de construção tradicional”. A partir daí, centenas – não, milhares! seguiram os mesmos passos…

Após a construção da primeira série de caixas para o laboratório em 2003, seguiram-se logo outros pedidos de sectores com requisitos mais exigentes do que uma carrinha frigorífica de construção tradicional poderia garantir. Exigências como, por exemplo, a refrigeração durante as paragens, a precisão com uma tolerância de 1°C e a possibilidade de transferência para o veículo seguinte. Era precisamente este último aspeto que era importante porque, nessa altura, o investimento num furgão refrigerado Veba era frequentemente duas vezes superior ao dos furgões refrigerados tradicionais. Nessa altura, a Veba não fazia publicidade, ou seja, as vendas eram feitas de boca em boca.

O sucesso e a procura destes “grandes frigoríficos” foi tal que o seu fundador e proprietário, Peter van den Hoogen, decidiu levá-los às mais importantes feiras de veículos comerciais da Europa na altura. Nomeadamente, o Salão Europeu do Transporte Rodoviário, nos Países Baixos, nesse ano, e o IAA, na Alemanha. Chegou então a altura de dar um nome ao nosso “pequeno animal” e, como muitos clientes já o conheciam como “VebaBox”, este tornou-se também o nome da marca do produto. O sucesso foi tal que a empresa teve de ser completamente reestruturada, passando de uma empresa técnica e orientada para o desenvolvimento para uma empresa de produção.

Durante estes anos, a Veba MediTemp produziu cada vez mais VebaBoxes. Gradualmente, a VebaBox tornou-se uma marca forte, muito mais conhecida do que o nome da empresa Veba MediTemp. A marca VebaBox foi registada em todo o mundo e foram registadas patentes para as técnicas específicas. A produção de peças VebaBox começou a ter lugar cada vez mais nos antigos países do Bloco de Leste e na China. Gradualmente, conseguimos baixar os preços e aumentar o número de unidades.

A VebaBox tornou-se um novo e formidável concorrente no mercado dos furgões frigoríficos. Os proprietários de grandes frotas, com dezenas ou centenas de veículos, começaram a bater à porta para trocar os seus veículos frigoríficos tradicionais pelos furgões frigoríficos VebaBox. Assim, a divisão da Volkswagen nos Países Baixos decidiu incorporar a VebaBox como opção e produto de série da Volkswagen para o Caddy e o Transporter nos seus catálogos e expressões de marketing. Pouco tempo depois, a Fiat, a Renault e o Grupo PSA continuaram a oferecer a VebaBox como equipamento de série nos concessionários. Um fator importante foi o facto de se ter verificado que, ao vender um veículo comercial com uma VebaBox (e não um furgão convertido em furgão frigorífico), o cliente voltava mais rapidamente e mais facilmente para mudar para um novo veículo e, em suma, o concessionário de veículos comerciais vendia mais veículos. E tudo isto porque, com uma VebaBox, o utilizador pode simplesmente transferir o sistema de refrigeração para o seu próximo veículo.

2015 foi um ano importante por várias razões. Em primeiro lugar, foi o ano em que a Veba conquistou importantes clientes (internacionais), como os Correios austríacos, com 1000 veículos equipados com VebaBoxes para o transporte de medicamentos. Em segundo lugar, porque nesse ano foram estabelecidos vários concessionários na Europa para a venda da VebaBox. Estas duas coisas significavam que a Veba tinha de organizar um serviço pós-venda único, rápido e moderno para as VebaBoxes. A Veba encontrou a solução no desenvolvimento das suas unidades de refrigeração facilmente removíveis e rapidamente intercambiáveis em caso de avaria (ver também a secção “serviço” neste website). Parceiros, clientes de frotas e oficinas de instalação podem começar a armazenar unidades de refrigeração recondicionadas e, assim, atuar de forma extremamente rápida em caso de avaria. Contra esta forma “moderna” e eficiente de trabalhar, o mundo tradicional das carrinhas frigoríficas nunca poderia competir. Este desenvolvimento permitiu que a Veba se desenvolvesse bem e com segurança à escala internacional: uma contagem nacional mostra que, nessa altura, nada menos do que 15% de todos os pequenos furgões refrigerados nos Países Baixos já tinham mudado para a VebaBox! Peter van den Hoogen, inventor da VebaBox e criador do conceito de marketing que lhe está subjacente, mas sobretudo como técnico, decidiu deixar o seu cargo na Veba Netherlands este ano para se dedicar inteiramente à internacionalização da VebaBox em certos países europeus.

Como resultado desta grande encomenda de 1.000 carrinhas VebaBox para os Correios austríacos (que seriam utilizadas principalmente na Alemanha), Peter van den Hoogen decidiu, juntamente com o seu enteado Brian van Eden, criar uma forte sucursal da VebaBox na Alemanha, ocupando-se também do marketing e do serviço pós-venda na Suíça e na Áustria. Em 2015, Brian van Eden já estava a trabalhar há 10 anos (desde os 15 anos…) na oficina Veba, absorvendo também a essência do negócio Veba. Assim, o espírito empreendedor continua a difundir-se na família. Em 2015, Brian van Eden toma as rédeas da empresa na Alemanha, Suíça e Áustria e assume todas as acções em 2020, com o seu padrasto Peter a ocupar um lugar secundário a partir de então. A VebaBox GmbH Deutschland está sediada em Goch Nrw.

Peter van den Hoogen e Fernando Vargas iniciam o estabelecimento da VebaBox Iberia SL em Espanha. Peter van den Hoogen tem vindo a fazer negócios com clientes espanhóis numa base regular desde 2006. Numa primeira fase, diretamente a partir dos Países Baixos. Em 2021, centenas de VebaBoxes já tinham sido vendidas em Espanha, a maioria das quais ainda em uso diário. No entanto, devido à distância e, na altura, às unidades de refrigeração fixas nas caixas, não foi possível estabelecer uma relação comercial sólida como uma empresa com um bom serviço pós-venda. Até 2021… o ano em que a sociedade anónima VebaBox Iberia foi oficialmente fundada em Barcelona – e com sucesso! Entretanto, a VebaBox Iberia SL gere nada menos do que 6 oficinas parceiras para instalar as nossas VebaBoxes numa base de rotina e para realizar actividades de serviço para os nossos clientes em toda a Espanha (e Portugal). As unidades de refrigeração rapidamente substituíveis em caso de avaria, a possibilidade de transferência para o veículo seguinte e a opção de continuar a refrigeração durante as paragens proporcionam um efeito de bola de neve sem precedentes também em Espanha.

Colaboradores

As nossas oficinas parceiras

Socio de instalación de VebaBox Faro

Faro

Socio de instalación de VebaBox Lisboa

Lisboa

Socio de instalación de VebaBox Porto

Porto

VebaBox Valencia

Valencia

VebaBox Madrid

Madrid

VebaBox Barcelona

Barcelona

Socio de instalación de VebaBox Granda (Siero)

Granda

Socio de instalación de VebaBox Terrassa

Terrassa

Socio de instalación de VebaBox Elgóibar

Elgóibar

Socio de instalación de VebaBox Ajalvir

Ajalvir

Socio de instalación de VebaBox Alaquas

Alaquas

Socio de instalación de VebaBox Sevilla

Sevilla
Contacto

Tem alguma pergunta? Não hesite em contactar-nos

Descarregar preços?

Descargar lista de precios

Descarregar preços?